Tendências de moda: a novidade como vantagem competitiva

Vivemos na época do imediatismo, em que a inovação e a velocidade marcam a evolução de todos os setores.  As tendências surgem, amadurecem e morrem em ritmo vertiginoso. O conceito de 'novidade' tem um prazo de validade cada vez mais curto.  

A velocidade com que as mudanças acontecem quase não permite mais revisões anuais da estratégia, o que nos obriga a manter uma atitude de antecipação constante, que só pode ser alcançada com uma metodologia bem definida e integrada à rotina funcional do seu negócio.  

Qual é a vantagem de saber as tendências futuras?

Existem muitas vantagens referentes à pesquisa de tendências. Saber quais serão as direções futuras possibilita uma visão privilegiada do ambiente. Essa antecipação nos permite prever mudanças, necessidades, ameaças e oportunidades no meio empresarial.

Detectar tendências é uma forma de entender o que os consumidores estão fazendo agora e o que eles podem fazer no futuro. E isso deve inspirá-lo a imaginar novos produtos, serviços e experiências para antecipar essas tendências e acertar “em cheio” com uma ideia que leve a um sucesso seguro. Isso significa mais vendas e mais lucros.

Você à frente da concorrência

Nesse contexto, a concorrência está se tornando cada vez mais acirrada, e as empresas precisam avançar e inovar rapidamente se não quiserem ser “a mulher do padre”. Além disso, não se trata apenas de não ser o último: quem não se destaca diante da  concorrência tem pouquíssimas chances de ser escolhido pelo consumidor.

Planifique a temporada (coleção)

Pelo menos um ano antes, conhecer as tendências da moda para o setor fornecerá  a você as informações necessárias para começar a planejar a compra dos produtos da sua loja. E saber a diferença entre oferecer um "produto diferenciado" ou apenas uma "mercadoria" é vital para o bom funcionamento de um negócio.

Planificar a temporada baseada nas tendências identificadas permitirá a você detectar oportunidades no mercado para inovar com produtos e serviços diferenciados e alinhados com as preferências do seu cliente. Isso conseguirá reduzir a incerteza enfrentada quando há novos lançamentos, facilitando a elaboração das ações de marketing.

Personalize suas ações de marketing

A pesquisa e a análise de tendências devem ser consideradas um forte aliado na estratégia. Investigando e analisando tendências, você será orientado para a observação e a análise do ambiente. Os resultados dessa análise, quando relacionados ao comportamento do seu mercado, oferecerão pistas sobre seu consumo futuro. Por isso, você deve estar atento ao que acontece à sua volta. Essa análise permite definir estratégias que melhor atendam às expectativas e necessidades dos consumidores da sua marca.

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