Quer fazer uma promoção de vendas? Não se esqueça disso!

Fazer uma promoção de vendas é uma estratégia muito utilizada pelas empresas do varejo. Oferecer ações irresistíveis que produzam um aumento nas vendas é o que toda loja deseja fazer. Mas qual a melhor forma de fazer isso? Qual a melhor forma de promover um produto ou sua loja, sem tirar o valor agregado?

1. Defina um objetivo para essa promoção de vendas

 

Saiba exatamente por que você quer fazer uma promoção de vendas. Seu objetivo é vender um produto parado? Lançar um novo produto? Aumentar suas vendas? Defina o por quê dessa promoção.

2. Defina seu público

 

 

Ao fazer uma promoção de vendas, tão importante quanto saber o motivo, é saber para quem a ação deve ser feita. Qual o público-alvo que ela deve atingir. Pense em gênero, idade, região e comportamento.

 

3. Escolha o tipo de promoção de vendas que será feita

 

 

 

Saiba exatamente qual ação você irá proporcionar, escolhendo aquela que mais se alinhe a sua estratégia e aos seus objetivos. Dentre as ações de promoção de vendas mais comuns estão:

 

Cupons de desconto e vantagens

Você pode oferecer cupons que oferecem vantagens ao consumidor em sua próxima compra, ou descontos imediatos. Essa ação é mais indicada em datas comemorativas conhecidas, como dia das mães, dia dos pais, Páscoa ou Natal.

 

Combos em liquidação

Elevar o número de peças vendidas, mantendo o percentual de lucro, é um dos maiores desejos dos lojistas. A liquidação que traz descontos dentro de combos, além de atrair um público maior.

Leve mais, pague menos

Essa ação promocional combina produtos iguais ou semelhantes de forma que um deles quase não custe nada para o consumidor. Para a empresa, o lucro é menor, mas a campanha que com ela se relaciona é aceitável.

Campanhas solidárias

Os consumidores, quando expostos a uma ação de ajuda social, se dispõe muito mais a colaborar com uma empresa. Obviamente, a campanha precisa ser honesta e transparente, promovendo a quantidade e o destino da instituição que receberá a ajuda. Sua empresa, além de ajudar o próximo, cria credibilidade aos olhos de seus clientes.

4. Fidelize seus clientes através da promoção de vendas

 

 

 

Depois de tudo que observamos, precisamos destacar também que, além de uma ação promocional ser utilizada para vender mais um produto ou serviço, ela também deve ser utilizada para fidelizar clientes. Philip Kotler, um dos pais do marketing, sempre deixou claro que fidelizar um cliente é bem mais útil que ter clientes novos.

Envolva sua estratégia de forma a trazer esse resultado! 

 

E já que você sabe como fazer uma promoção de vendas, que tal aprender como criar uma vitrine impactante e aumentar seus resultados?


 

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