Quatro dicas para fidelizar seus clientes e vender mais


 
Existem várias ações possíveis para iniciar sua campanha de fidelidade. O importante é priorizar aquela que otimize a experiência do cliente durante a compra e que posicione a sua loja na mente do consumidor. Assim, sua marca será sempre a primeira opção diante da concorrência.

O marketing de fidelidade é uma das melhores estratégias que você pode realizar para aumentar as vendas do seu negócio. Nesta publicação, detalhamos quatro dicas para você colocar em prática e manter a fidelidade do seu cliente.

Análise do cliente como ponto de partida

Antes de começar a sua estratégia de fidelização, analise seus clientes, saiba sobre seus hábitos de compra e consumo.  É preciso ter muito claro, por meio de uma análise no ponto de venda, qual é o consumidor esporádico e qual é o usual, converter o primeiro no segundo e fortalecer o último, que é o que gera mais lucros para o seu negócio.

Personalize a oferta

Se você conseguiu tirar conclusões sobre os hábitos de compra de seus clientes, tente ajustar sua proposta. Envie-lhes informações sobre novos produtos ou promoções que possam interessá-los ou personalize o conteúdo de suas campanhas de marketing por e-mail ou WhatsApp, fazendo com que eles se sintam especiais.

Nunca esqueça que cada cliente é único e que cada pequeno detalhe é importante. Felicitações no dia do aniversário, no Natal... Lembre-se do nome do cliente para propor produtos em relação à última compra. Tudo conta! Essas técnicas, por mais que pareçam batidas, são de utilidade comprovada.

A personalização é a base do marketing e da lealdade de relacionamento. Trata-se de abandonar mensagens generalistas para realizar uma comunicação personalizada. Um bom começo é a criação de um banco de dados de clientes. Solicitar alguns de seus dados lhe permitirá comunicar com campanhas comerciais mais direcionadas.


Recompense a fidelidade do seu cliente

Mostre o quanto você está contente com o seu cliente mais fiel, oferecendo ofertas, promoções ou melhores condições de compra. Essas são técnicas tradicionais, porém bastante úteis quando se trata de fortalecer os laços com o consumidor, fazendo com que ele se sinta único.

Você pode também implementar o programa típico de pontos com prêmios para clientes que atingem um determinado nível de consumo ou optar por estratégias mais inovadoras. Por exemplo: faça presentes especiais para clientes que recomendam a sua loja ou os surpreenda com um superdesconto feito exclusivamente para ele.  

Transformar espaços para transformar relações

Abordar a experiência de compras do cliente pelo lado emocional é a chave para mostrar a essência mais humana do seu negócio e obter esse “clique” com o consumidor.  Quando uma empresa ou produto oferece experiências específicas que os clientes podem ver, ouvir, tocar e sentir, está oferecendo um valor pelo qual eles podem cobrar um preço.

Exemplificando, uma sacola bonita gera fidelidade por parte do cliente, já que a estética é um dos principais fatores de satisfação no mundo do consumo. Quando os produtos ou serviços são percebidos como diferenciados ou especiais, normalmente o cliente não se importa em pagar mais por ele.

A tendência atual é marcada pela experiência de compra, por meio da comercialização de percepções, o que faz com que os consumidores prefiram uma empresa mais por seus valores emocionais do que por sua utilidade.

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