O que você deve saber antes de contratar um influencer para promover a sua loja

A estratégia de marketing de influência pode ser a ponte perfeita entre seu negócio e seus consumidores. No entanto, essa ação é muito mais do que simplesmente contratar um influenciador por para um post no Instagram. Há uma série de etapas que você deve levar em conta se quiser alcançar uma estratégia bem-sucedida.

Primeiramente, saiba quais são seus objetivos para aderir a esse tipo de estratégia. Antes de entrar em contato com esses profissionais em qualquer plataforma que eles utilizem, você precisa saber quais são os objetivos dessa colaboração.

Você deseja que os likes das suas postagens aumentem? Ou você está procurando conseguir mais seguidores? Você quer dar mais visibilidade ao seu negócio ou obter mais vendas?

Tenha sempre em mente que a quantidade de seguidores não é determinante; por isso, antes de contratar alguém para promover o seu negócio, tenha em mente alguma destas diretrizes:   

O que o influenciador publica tem a ver com o estilo da sua loja?

Os influenciadores não vão se adaptar ao seu estilo; por isso, você deve escolher alguém relevante para o seu tipo de negócio. Não escolha alguém cujas publicações você não goste, não escolha apenas pela quantidade de seguidores.

Existem dezenas de casos diariamente de empresas que escolheram o influenciador que é voltado a um setor totalmente diferente do seu, não conseguindo alcançar seus objetivos com a estratégia.

Qual a frequência com que ele/ela publica seu conteúdo?

Antes da quantidade vem a qualidade. Porém, é verdade que para uma estratégia funcionar, deve haver um ritmo de publicações. Quando um influenciador publica regularmente seu conteúdo, é mais provável que seus  seguidores esperem por suas publicações para curtir, comentar ou até mesmo compartilhar.  Em resumo, interagem com esse conteúdo. Normalmente, as campanhas que melhor funcionam estão ligadas a uma alta frequência de publicação, porque possuem seguidores mais comprometidos.

Seus seguidores estão dentro do perfil dos seus consumidores?

Você deve escolher um influenciador que melhor corresponda ao seu negócio. Principalmente na moda, já que os estilos de cada influenciador são mais específicos. É por isso que você deve analisar seus  seguidores e o tipo de publicações que eles curtem para ter certeza de que essas pessoas poderiam se converter em seus futuros clientes ou seguidores.  

Qual a relação que ela/ele tem com seus seguidores?

O tipo de relacionamento que um influencer tem com seus seguidores pode servir como termômetro fundamental na hora de escolhê-lo. Sua estratégia funcionará melhor se essa pessoa for um tipo de influenciador que está ativo nas redes e que, além de publicar, também interage com seus seguidores, responde aos seus comentários e dinamiza a conversa.

Para isso, devemos fazer uma análise do número de curtidas, comentários e qualquer outro tipo de interação nas redes (se seus seguidores, por exemplo, costumam pedir ou não informações ou dicas sobre os produtos). Porque, no final das contas, o que você quer é vender ou melhorar a imagem do seu negócio. Quanto mais engajamento, mais caso seus seguidores vão fazer recomendações.

Deixe seu comentário