MARKETPLACE: um investimento bom ou ruim?

A tecnologia está se tornando cada vez mais presente na sociedade. Muitas empresas estão migrando para o mundo digital, de modo a alcançar um novo público. E você? Acha que um marketplace pode vale a pena? Vem saber mais!

 

O que é um marketplace?

 

Marketplace é um shopping virtual onde diferentes negócios podem se aliar para vender seus produtos online.

 

Muitas pessoas tendem a confundir marketplace com e-commerce, mas suas diferenças são bem simples: o marketplace é uma plataforma ou site que, através de parcerias, vende os produtos de outras empresas, como o Mercado Livre, Walmart ou eBay.

 

Enquanto isso, o e-commerce é um site específico de uma marca, que vende apenas os produtos desta marca, sem concorrência, como o e-commerce da Hering, da Riachuelo ou da Renner.

Porque utilizar um marketplace?

 

Nos últimos anos, pudemos observar um crescimento exponencial dentro dos marketplaces. Em 2018, os mercados digitais alcançaram um faturamento de R$ 59 bilhões de reais, sendo 43% das compras realizadas em dispositivos móveis.

 

Estar em um marketplace também pode te ajudar a:

 

  • Gerar confiança nos consumidores, que tendem a comprar em lojas conhecidas, como Amazon, outro ótimo marketplace;

  • Pequenas e médias empresas também podem criar sua presença digital de forma mais simples;

  • Não é necessário manter um estoque ativo, podendo ser limitado;

 

Quais são os obstáculos em um marketplace?

 

Existem alguns obstáculos que sua empresa pode enfrentar ao se apresentar em uma plataforma de venda.

 

Quando entra em um site assim, o consumidor tem muito mais acesso à comparações entre produtos de empresas diferentes. Se você souber se destacar, pode levar o cliente.

 

Você também pode enfrentar problemas de instabilidade e manutenção em um site, que são extremamente necessários para a segurança do site.

 

Lembre-se de atualizar ofertas, mas sempre cuidado com precificação e concorrência.

 

O que analisar ao escolher um marketplace?

 

Se você chegou a conclusão que estar em um marketplace poderá ajudar nas suas vendas, agora é preciso cuidado e planejamento para analisar alguns aspectos importantes nesta decisão: 

 

1. Público-alvo

 

Primeiramente você precisa saber mais sobre o mercado. Mas como assim? É bem simples: entenda qual público você deseja alcançar e qual público o marketplace que você está observando atinge.

 

Dessa forma, você precisa definir informações como:

  • Sexo

  • Idade

  • Região

  • Poder de compra

  • Personalidade

  • Desejos

 

Entenda qual plataforma seu público-alvo tem maior possibilidade de utilizar, de preferência utilizando dados e informações reais, junto a relatórios e testes.

2. Política do marketplace

 

Outro ponto essencial é entender como o marketplace funciona. Entenda a política do marketplace, sua privacidade, segurança, regras e entenda as formas corretas de colocar seu produto a venda, sem ter dor de cabeça depois.

 

Normalmente, esse tipo de contrato você aceita quando se registra nesses sites, então, em vez de concordar com os termos sem ler, procure cada detalhe e leia com atenção, entendendo como o processo funciona e atrás de quem você pode ir caso aconteça alguma coisa.

 

3. Formas de pagamento

 

Outro ponto extremamente importante a se pensar são as formas de pagamento disponibilizadas pela plataforma. Seus clientes podem pagar com cartão? Débito ou crédito? Quais bandeiras? Podem pagar por boleto? Ou depósito?

 

Entenda qual a forma de pagamento que seus consumidores utilizam e compare com as do marketplace. Dessa forma, você poderá conquistar seus clientes pela diversificação e facilidade.

 

4. Formas de publicidade

 

Por fim, procure conhecer as formas de patrocínio e publicidade dentro da plataforma. Descubra de que forma você pode alavancar sua loja e seus produtos utilizando investimentos.

 

Você consegue ganhar mais visualizações, ou seus produtos são indicados em momentos certos? Ou também é possível fazer campanhas com retargeting e displays?

 

Saiba como utilizar a publicidade ao seu favor e venda ainda mais!

 

Concluímos este artigo, mas você ainda pode aprender muito com a gente! Vem ler outros conteúdos que fizemos especialmente para pessoas como você!

 

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