Inbound Marketing para e-commerce: o que é e como fazer?

Inbound marketing é um conceito muito utilizado no meio digital. Esse nome se dá ao processo de atração e conversão de visitantes em um site para torná-los consumidores, através de conteúdo criativo e útil.

Para um e-commerce, é essencial que o inbound marketing seja aplicado, passando pelas mesmas quatro etapas do processo de compra:

 

​1. Aprendizado e Descoberta: é quando o seu visitante não sabe que tem um problema, nesse momento, você precisa ativar essa "lâmpada" do conhecimento na mente do consumidor.

 

2. Reconhecimento do Problema: neste momento o seu visitante entende que tem um problema e você precisa oferecer materiais para conscientizá-lo do que esse problema pode causar.

 

3. Consideração da Solução: agora, seu consumidor entende que tem um problema e está considerando uma solução, algo que resolva esse problema. O alimente com seu produto e seus benefícios.

 

4. Decisão de compra: é quando o consumidor decide ou não pela compra do seu produto.

 

Dessa forma, é possível entender que o Inbound Marketing só pode funcionar através de uma estratégia alinhada ao consumidor que se deseja alcançar e a etapa do funil que ele se encontra.

 

 

 

Como converter um consumidor através do Inbound Marketing para e-commerces?

 

Para conseguir aplicar o inbound marketing em seu e-commerce e converter consumidores, é necessário seguir várias estratégias, seguindo a linha de um funil de vendas: atrair, relacionar, nutrir e converter. Algumas atividades que podem ser feitas são:

Alimente de um blog

 

Faça artigos que possam resolver problemas da sua persona. Crie o conteúdo certo, para o momento certo, para a pessoa certa. Entenda quais são as principais dificuldades pelas quais seu consumidor passa e mostre isso a ele.

Ofereça materiais ricos

 

Ofereça e-books, whitepapers ou infográficos - através de uma página de conversão, ou seja, uma página onde o lead - a pessoa interessada - tenha que fornecer informações de contato.

Otimize seu site

 

Atualizar as páginas do seu site conforme os mecanismos de busca (SEO) fazem com que você pode ser mais facilmente encontrado no Google. Essa otimização deve ser feita aos textos, títulos e links.

Controle o funil de vendas

 

Tenha o controle sobre o trajeto da persona dentro do seu site até a finalização da compra, continuando o pós-venda por e-mail e telefone. Saiba cada um dos passos dentro do funil de vendas e quais as necessidades de cada um.

 

Agora que você tem uma ideia de como funciona o inbound marketing para e-commerce, fique com a gente e veja ações de marketing que você pode fazer!

 

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