Como usar as redes sociais para vender?

Diariamente, as pessoas gastam uma média de 212 minutos nas mídias sociais.

E o que isso significa?

Que as redes sociais assumiram um papel crucial nas relações humanas, tanto pessoais quanto profissionais.

De hábitos de compras até socialização, as mídias com certeza são as queridinhas do público para interagir, conhecer pessoas e marcas novas e, é claro, fazer compras.

É por isso que, se você é empreendedor digital, não pode ignorar o potencial das redes sociais para a divulgação e venda de seus produtos.  

Mas, com tanta informação e usuários nesses canais de comunicação, é preciso fazer algo diferente para se destacar de seus concorrentes e chamar a atenção de clientes em potencial.

Por isso, neste post, vamos te ajudar com algumas dicas para você otimizar o uso das redes sociais e gerar mais vendas para seu negócio!

Breve panorama sobre as redes sociais

Antes de mostrarmos como você pode otimizar suas redes sociais para gerar mais vendas, é importante que você entenda um pouco mais sobre cada uma delas.

Provavelmente, você já conhece o uso básico dessas mídias, mas é preciso ter um panorama delas para que você consiga definir, depois, quais são as melhores para seu negócio.

É claro que é muito importante ter perfis nesses canais de comunicação. Porém, você já deve imaginar como é difícil manter todas as redes sociais funcionando bem e com conteúdos realmente atrativos.

Por isso, ao ler, a seguir, sobre cada uma dessas mídias, procure pensar em sua persona para que você entenda quais são os melhores canais para se comunicar com sua audiência. Assim, você conseguirá investir tempo e estratégias apenas nas redes sociais mais interessantes para seu negócio.

Facebook

Apesar de suas atualizações constantes e da limitação de entrega de conteúdo (apenas 1% a 2% de seus seguidores recebem suas postagens organicamente), o Facebook ainda é a rede social com mais usuários no mundo.

Por ser muito utilizado por várias pessoas, ele é uma ferramenta potente para fazer vendas online.

Com o Facebook, você consegue divulgar o lançamento de seus produtos, entregar conteúdo relevante para seus seguidores, abrir um canal para prestar suporte para os clientes e, até mesmo, fazer vendas.

Há diversas opções para potencializar a utilização dessa rede e uma delas é o Facebook Ads, a ferramenta de anúncios dessa rede social.

Para utilizá-lo, é necessário que você crie uma Fanpage, assim, os anúncios que você criar serão integrados à linha do tempo das pessoas que te seguem.

Se você ainda não sabe como vender pelo Facebook, leia nosso post que dá dicas para anunciar e aumentar suas vendas nessa rede social.

Instagram

O Instagram é uma rede dinâmica e muito visual, o que permite que você interaja em tempo real com os usuários, já que eles visualizam seus produtos praticamente na hora que você posta uma imagem ou vídeo.

É claro que, assim como o Facebook, o algoritmo do Instagram também não possibilita que você entregue seu conteúdo para 100% de sua audiência, mas essa ainda é uma rede social muito importante para te ajudar a vender mais.

O Instagram também tem sua própria ferramenta de anúncios, o Instagram Ads, que é uma ótima opção para quem quer atingir uma audiência maior.

Twitter

O Twitter é uma rede social fundamental para quem quer interagir mais com o público de forma rápida e sucinta. Isso porque, nessa mídia, você precisa se comunicar com apenas 280 caracteres.

Além dos tweets, é possível também publicar fotos, vídeos e até mesmo links para páginas externas, o que permite que você divulgue outros canais de comunicação ou sua página de vendas, por exemplo.

Pinterest

Essa é uma rede social para compartilhar referências de imagens e, mesmo que não tenha a mesma força que as outras, o Pinterest tem uma comunidade de usuários muito engajados, o que faz com que ele seja fundamental para alguns nichos, como design, decoração e arquitetura.

Uma maneira de usar o Pinterest para atrair tráfego é criando seu próprio board. Nele, você pode compartilhar seus infográficos, imagens próprias e até mesmo tutoriais explicando como utilizar seus produtos.

Além disso, é possível inserir links em suas publicações nessa rede, o que permite que você direcione os usuários para outras páginas de seu negócio.

LinkedIn

Lançada em 2003, o LinkedIn é uma rede social diferente de todas as outras, já que seu foco é conectar profissionais e não, necessariamente, vender algum produto ou serviço.

Apesar disso, por ser um canal onde estão vários especialistas de áreas diferentes, o LinkedIn é um ótimo canal para divulgar sua marca e se fazer ser visto como uma autoridade em seu mercado.

Além disso, essa rede possibilita que você amplie seus contatos, ou seja, que você faça networking com pessoas que são referência em diversos nichos. E você pode até mesmo investir em anúncios estratégicos para essa mídia.

O Abramo e a Izabella bateram um papo super legal sobre LinkedIn em nosso programa do YouTube Hoje é dia de. 

YouTube

O YouTube é uma rede social de vídeos do Google que conta com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados. Além disso, hoje, ele é considerado um dos buscadores mais importantes, já que muitos usuários utilizam o YouTube para pesquisar conteúdos diversos.

Diferente das outras redes sociais, o YouTube foca apenas em vídeos, um formato interessante e que atrai muita atenção das pessoas por ser fácil de consumir.

Com um canal no YouTube, é possível divulgar seus produtos e também tornar-se referência em seu nicho, já que você pode fazer vídeos que eduquem sua audiência e ajudem as pessoas a resolverem pequenos problemas diários relacionados a sua área de atuação.

* Este texto foi postado originalmente em janeiro de 2014 no hotmart, escrito por Barbara Santos e atualizado para oferecer informações mais precisas e completas.

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