Como fidelizar clientes no mercado de moda

Um dos principais pontos de qualquer negócio é conhecer o cliente o máximo possível. Saber onde ele está, quais são seus gostos, como se comunica e, acima de tudo, o que ele exige de uma marca.  

Os consumidores de moda se fixam na personalidade de uma empresa, em tudo o que ela pode oferecer. Exclusividade e qualidade é que esse consumidor, cada vez mais tecnológico e conectado, exige. Satisfazer as suas necessidades é o desafio que as empresas devem enfrentar no futuro próximo.

Por isso, apresentamos, a seguir, quatro pontos cruciais sobre como conquistar esse cliente desde as mídias sociais ao ponto de venda. Lembre-se de que o fio que conecta esses dois pontos é a otimização da experiência, pensada em cada detalhe e em cada mensagem que você deseja enviar a esses consumidores.

Conheça as tendências de moda

Já que estamos falando do mercado de moda, é imprescindível que todos da sua equipe estejam atualizados sobre as últimas tendências. Se, antigamente, as lojas criavam o estilo do momento, hoje elas devem saber tudo sobre a moda atual que circula mundo afora.

Hoje qualquer um tem acesso a esse tipo de informação, e, a cada temporada, uma tendência nova é lançada. Por isso, seus vendedores devem ter, na ponta da língua, os principais estilos, cores e estampados da estação.

Ritual de ventas

Uma experiência positiva fará com que o cliente sempre volte à sua loja. Certifique-se de que a loja esteja limpa, arrumada e bem iluminada. As prateleiras de roupa devem estar organizadas. A música no volume certo. Peça aos vendedores que verifiquem continuamente a mercadoria para se certificarem de que os tamanhos estejam nos lugares certos e de que as peças estejam devidamente penduradas ou bem dobradas. Otimize a experiência do cliente. Tenha isso como um ritual.

Treine seus vendedores para que estejam sempre dispostos a ajudar os clientes e a responder suas perguntas, sem, porém, serem irritantes. Um cliente que se sente confortável andando pela loja permanecerá mais tempo. Dessa maneira, algum de seus vendedores poderá observar melhor o seu comportamento, podendo, assim, aumentar as chances de encontrar o item ideal que resulte em uma venda.

Estabeleça vínculos

Crie uma comunidade social com os seus clientes. Hoje as mídias sociais oferecem a você a oportunidade de praticar um marketing de relacionamento direto com seus consumidores mais fiéis. Use essas redes para gerar conteúdo sobre sua loja e interagir com seus clientes.  

Esteja atento às redes sociais

A mídia social e a presença na web são pontos-chaves para alcançar os compradores de hoje. Crie um perfil para reforçar o reconhecimento sobre a sua loja. Os clientes mais ocupados podem preferir a conveniência dessas mídias para olhar as novidades, saber sobre alguma promoção e, até mesmo, para buscar informações sobre contato e endereço. Portanto, tenha sempre suas redes sociais atualizadas.

Além disso, as redes sociais são uma ferramenta muito útil de serviço ao cliente. Cada vez mais usuários estão expressando suas dúvidas nos diferentes perfis das marcas. Por isso, a qualidade e o tempo de espera no atendimento devem ser bem observados, pois são fatores que influenciam sua reputação perante o cliente.

 

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