Como fidelizar clientes no MERCADO DE MODA?

Um dos principais pontos de qualquer negócio é conhecer o cliente o máximo possível. Entender como fidelizar clientes no mercado e moda é essencial para manter sua marca em pé.

Saber onde ele está, quais são seus gostos, como se comunica e, acima de tudo, o que ele exige de uma marca.  

Os consumidores de moda se fixam na personalidade de uma empresa, em tudo o que ela pode oferecer. Seja no seu estilo, seja no seu modo de falar e se apresentar visualmente, precisamos analisar todos os detalhes com cuidado.

Exclusividade e qualidade é o que esse consumidor, cada vez mais tecnológico e conectado, exige.

Satisfazer as suas necessidades é o desafio que as empresas devem enfrentar no futuro próximo. O fio que conecta esses dois pontos é a otimização da experiência, pensada em cada detalhe e em cada mensagem que você deseja enviar a esses consumidores.

Por isso, apresentamos, a seguir, separamos alguns pontos cruciais sobre como conquistar esse cliente desde as mídias sociais ao ponto de venda.

1. Conheça seu público-alvo na palma da mão

Como encontrar e atrair o seu público-alvo | Blog Fresh Media

É impossível entender como fidelizar clientes no mercado de moda sem saber quem são esses clientes.

Definir a sua persona é essencial para desenvolver a sua marca.

É ela quem vai guiar a personalidade da sua marca. Você precisa entender quem é esse público, como ele é, como ele fala, age. Precisa conhecer as suas necessidades e desejos. Seu planejamento de marketing e vendas inteiro depende dessa pessoa, desse cliente. Não esqueça dele!

2. Invista em branding

Branding: Como ele pode aumentar a força da sua marca - Rotamáxima

O branding é o passo de desenvolvimento da marca. Não apenas de um desenho, mas de toda a estrutura e personalidade que ela tem como:

  • Identidade da marca;
  • Missão, visão e valores;
  • Personalidade e tom de voz;
  • Desenvolvimento e apresentação;

Ter um manual de apresentação e seguir ele é muito importante para fixar a sua marca na mente do cliente. Isso porque, ao utilizar um padrão que pode ser reconhecido, os clientes podem lembrar de você nos momentos mais inusitados.

3. Estabeleça vínculos com esses clientes

A importância da comunicação clara (E por que quase ninguém sabe ...

O terceiro passo no nosso aprendizado sobre como fidelizar clientes no mercado de moda é estabelecer um vínculo com essas pessoas.

Crie uma comunidade social com os seus clientes.

Hoje as mídias sociais oferecem a você a oportunidade de praticar um marketing de relacionamento direto com seus consumidores mais fiéis. Use essas redes para gerar conteúdo sobre sua loja e interagir com seus clientes.  

4. Conheça as tendências de moda

Já que estamos falando do mercado de moda, é imprescindível que todos da sua equipe estejam atualizados sobre as últimas tendências.

Se, antigamente, as lojas criavam o estilo do momento, hoje elas devem saber tudo sobre a moda atual que circula mundo afora.

Hoje qualquer um tem acesso a esse tipo de informação, e, a cada temporada, uma tendência nova é lançada. Por isso, seus vendedores devem ter, na ponta da língua, os principais estilos, cores e estampados da estação.

5. Tenha um ritual de vendas

DicasMEI :: Vendedora de Roupas

Uma experiência positiva fará com que o cliente sempre volte à sua loja.

Certifique-se de que a loja esteja limpa, arrumada e bem iluminada. As prateleiras de roupa devem estar organizadas. A música no volume certo.

Peça aos vendedores que verifiquem continuamente a mercadoria para se certificarem de que os tamanhos estejam nos lugares certos e de que as peças estejam devidamente penduradas ou bem dobradas. Otimize a experiência do cliente.

Tenha isso como um ritual.

Treine seus vendedores para que estejam sempre dispostos a ajudar os clientes e a responder suas perguntas, sem, porém, serem irritantes.

Um cliente que se sente confortável andando pela loja permanecerá mais tempo.

Dessa maneira, algum de seus vendedores poderá observar melhor o seu comportamento, podendo, assim, aumentar as chances de encontrar o item ideal que resulte em uma venda.

6. Esteja atento às redes sociais

Como fazer gestão de redes sociais? - 2B Company

A mídia social e a presença na web são pontos-chaves para fidelizar clientes no mercado de moda.

Crie um perfil para reforçar o reconhecimento sobre a sua loja.

Os clientes mais ocupados podem preferir a conveniência dessas mídias para olhar as novidades, saber sobre alguma promoção e, até mesmo, para buscar informações sobre contato e endereço. Portanto, tenha sempre suas redes sociais atualizadas.

Além disso, as redes sociais são uma ferramenta muito útil de serviço ao cliente. Cada vez mais usuários estão expressando suas dúvidas nos diferentes perfis das marcas.

Por esse motivo, a qualidade e o tempo de espera no atendimento devem ser bem observados, pois são fatores que influenciam sua reputação perante o cliente.

Espero que ao final deste artigo você tenha entendido como fidelizar clientes no mercado de moda. A moda é muito ampla e baseada em tendências, detalhes que não podem ser perdidos. Vem com a gente e veja nosso artigo sobre como analisar as tendências de moda do mercado!

 

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