Como encontrar e mostrar o diferencial competitivo do seu negócio?

Destacar-se numa competição é o objetivo de qualquer empresa que anseie por crescer. Para isso, é essencial saber  qual é o seu diferencial competitivo e fazer com que ele seja visível aos olhos do público que você busca alcançar. está buscando.

Qualquer negócio que não diferencie seus produtos ou serviços, inevitavelmente, acabará competindo pela única variável que o cliente pode comparar: o preço. No entanto, se seu negocio é percebido como único pelo mercado, e se seu valor é compreendido pelo cliente, ele estará, então, disposto a pagar um preço maior pelo seu produto ou serviço.

Encontrar os atributos que tornam o seu negócio único requer profunda autoanálise. Por isso, apresentamos aqui algumas diretrizes que podem te ajudá-lo a compreender e a identificar o seu diferencial.

Mas, afinal, o que é o diferencial competitivo?

Nada mais é do que os atributos que diferenciam o seu negócio do de seus concorrentes. Seja algum produto, serviço ou algo que os outros não ofereçam. Quando uma marca possui essa característica, é considerada única pelo cliente.

Como encontrar o meu diferencial competitivo?

Para encontrar esse diferencial, você precisa saber  as vantagens que a sua empresa oferece. Pode ser um bom serviço de pós-vendas ou o melhor preço, por exemplo. Lembre-se: um bom diferencial deve atender a três condições: ser único, valorizado pelos clientes e fácil de promover.

Se você ainda tiver alguma dúvida, existem algumas perguntas que podem ajudar a identificar essas características que diferenciam seu negócio e sobre as quais você deve refletir:

Por que os clientes compram produtos da minha empresa em vez dos da concorrência?

O que torna a minha empresa única em relação à concorrência?

A empresa atende às necessidades dos clientes?

Meu diferencial pode ser facilmente copiado ou superado pela concorrência?

Após fazer essa autoanálise - identificar algo que a sua empresa faz melhor do que a concorrência -, você deve criar um diferencial ou consolidar os pontos positivos do seu negócio. Algo que a sua empresa possa oferecer, e a concorrência não.

Anuncie seu diferencial

Não é suficiente ter um diferencial competitivo. Você deve fazer com que as pessoas saibam sobre ele. Oferecer algo único ao mercado tem como objetivo fazer com que o consumidor enxergue seu valor e opte pelo seu negócio.

É por isso que é essencial investir em uma estratégia de promoções que mostre claramente seu diferencial. Só então os seus clientes em potencial saberão que é melhor escolher o seu negócio e não o da concorrência.

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