Como encontrar e mostrar o diferencial competitivo do seu negócio?

Destacar-se numa competição é o objetivo de qualquer empresa que anseie por crescer. Para isso, é essencial saber  qual é o seu diferencial competitivo e fazer com que ele seja visível aos olhos do público que você busca alcançar. está buscando.

Qualquer negócio que não diferencie seus produtos ou serviços, inevitavelmente, acabará competindo pela única variável que o cliente pode comparar: o preço.

No entanto, se seu negocio é percebido como único pelo mercado, e se seu valor é compreendido pelo cliente, ele estará, então, disposto a pagar um preço maior pelo seu produto ou serviço.

Encontrar os atributos que tornam o seu negócio único requer profunda autoanálise. Por isso, apresentamos aqui algumas diretrizes que podem te ajudá-lo a compreender e a identificar o seu diferencial.

Mas, afinal, o que é o diferencial competitivo?

Nada mais é do que os atributos que diferenciam o seu negócio do de seus concorrentes.

Basicamente o diferencial competitivo da sua empresa pode ser algum produto, serviço ou algo que os outros não ofereçam e você sim.

Quando uma marca possui essa característica, é considerada única pelo cliente.

Sabe aquela coisa que o seu negócio possui e nenhuma outra tem? Pode ser uma forma de fazer as coisas, a qualidade do serviço, o atendimento, um brinde extra ou a experiência no local. Tudo isso pode trazer o seu diferencial competitivo a tona e transformar seu negócio.

Como encontrar o meu diferencial competitivo?

Para encontrar esse diferencial, você precisa saber  as vantagens que a sua empresa oferece. Pode ser um bom serviço de pós-vendas ou o melhor preço, por exemplo.

Lembre-se: um bom diferencial deve atender a três condições: ser único, valorizado pelos clientes e fácil de promover.

Se você ainda tiver alguma dúvida, existem algumas perguntas que podem ajudar a identificar essas características que diferenciam seu negócio e sobre as quais você deve refletir:

  • Por que os clientes compram produtos da minha empresa em vez dos da concorrência?
  • O que torna a minha empresa única em relação à concorrência?
  • A empresa atende às necessidades dos clientes?
  • Meu diferencial pode ser facilmente copiado ou superado pela concorrência?

Após fazer essa autoanálise - identificar algo que a sua empresa faz melhor do que a concorrência -, você deve criar um diferencial ou consolidar os pontos positivos do seu negócio. Algo que a sua empresa possa oferecer, e a concorrência não.

Faça uma análise SWOT do seu negócio

Matriz SWOT: Para que serve uma? - Fluxo Consultoria - Consultoria ...

Se você quer saber qual é o seu diferencial competitivo, realize uma análise SWOT completa da sua empresa! 

A análise SWOT estrutura quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio.

Ou seja, partindo da análise SWOT você entenderá quais são seus pontos fortes e fracos em relação ao mercado, comparando com a concorrência. Entenderá as oportunidades de negócio e o que pode se tornar um risco para a sua existência.

A partir disso, também entenderá o que faz você ser diferente. Dê destaque aos seus pontos fortes e veja a magia acontecer!

Anuncie o seu diferencial!

Não é suficiente ter um diferencial competitivo. Você deve fazer com que as pessoas saibam sobre ele. Oferecer algo único ao mercado tem como objetivo fazer com que o consumidor enxergue seu valor e opte pelo seu negócio.

É por isso que é essencial investir em uma estratégia de promoções que mostre claramente seu diferencial. Só então os seus clientes em potencial saberão que é melhor escolher o seu negócio e não o da concorrência.

Torne-se uma autoridade

Tudo o que você precisa saber sobre como conquistar um posição de ...

Por fim, para mostrar o seu diferencial competitivo, se apresente como autoridade. Torne-se uma autoridade. 

As pessoas buscam respostas com especialistas. Seja um!

Desenvolva conteúdo interessante e relevante para os seus consumidores com base nas maiores dúvidas dess público. Mostre que o seu diferencial é aquilo que ele deseja. Faça-o ansiar pelo seu produto ou serviço mostrando porque ele é importante e como irá ajudá-lo.

Pensando nisso, nós do Estilo Catarina, elaboramos um artigo inteiro com algumas dicas rápidas para criar conteúdo! Vem com a gente!

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