7 dicas essenciais para e-commerce: tudo o que você precisa saber!

 

Nos últimos anos, o crescimento dos e-commerces teve uma grande alavancada. No Brasil, segundo a pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”, atualmente existem mais de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico. Esse formato de vendas vem crescendo e abrangendo um grande espaço do mercado, principalmente com o avanço tecnológico.

Se você tem uma loja, ou se deseja criar um e-commerce do zero, nós podemos te ajudar com algumas ideias: separamos sete dicas essenciais para e-commerces que podem te ajudar a lucrar pela internet!

 

1. Planeje com antecedência

 

Uma das dicas essenciais para e-commerce, é que, como qualquer outro projeto, a criação de uma loja virtual precisa ter um bom planejamento, afinal, essa ação pode ser tão complexa, senão mais, que criar uma loja física.

Você precisa analisar os ambientes internos e externos em que sua loja estará inserida, assim como o mercado que atuará, quem vai atender, como esses consumidores se comportam e quais serão suas metas. Crie um escopo completo com todas as metas e prazos para realização, bem como o valor e quem fará cada atividade.

Defina tempos e objetivos realistas, baseados em dados reais e estudos. Não se esqueça de ter um planejamento financeiro e uma boa gestão!

 

2. Escolha uma boa plataforma

 

Se falamos de uma loja virtual, é imprescindível que a escolha da plataforma se encaixe nos objetivos e necessidades da sua empresa. Atualmente, existem vários modelos de e-commerces disponíveis para customização e distribuição.

As mais utilizadas são as de estilo Open Source e Software as a Service (SAAS), que possuem custo baixo e não precisam de uma mega instalação.

Mas lembre-se: faça pesquisas e análises para entender qual plataforma mais se adequa ao que você tem para oferecer e quem vai acessá-la.


 

3. Crie um bom posicionamento de marca

 

Você tem uma marca, certo? Qual é o grande propósito dela? Você consegue transmitir isso para seus consumidores? Se não, você está indo para o caminho errado! O posicionamento de marca vai da escolha visual da identidade do seu negócio, até a forma como se porta em suas ações de marketing.

Use redes sociais, faça ações, crie engajamento, visualizações, curtidas. Mostre por que você é diferente e como você pode ajudar seus consumidores. Dessa forma, você consegue posicionar sua marca e criar valor agregado.

 

4. Escolha os meios de pagamento

 

Uma das dicas essenciais para e-commerce que podemos te dizer também, é escolher as formas de pagamento que estarão disponíveis em seu negócio. Quanto mais formas diferentes de pagamentos em sua loja, maiores são as chances de realizar uma venda.

Crédito? Débito? Cheque? Transferência? Boleto? Descubra quais opções são as mais indicadas para sua empresa, lembrando da contratação de serviços antifraude e os cuidados na administração dessas formas de pagamento.

 

5. Entenda a logística

 

Quando falamos em logística, falamos em separar produtos para envio, em uma embalagem de qualidade, com uma entrega rápida e correta, de forma a satisfazer o seu cliente para que ele volte a recomprar.

Escolher seu parceiro, o transporte, a forma de envio, o formato e o meio é essencial. Atualmente, quem mais bem cuida da área são os Correios.

 

6. Tenha uma política de privacidade, troca e devolução

 

Entre as dicas essenciais para e-commerce se influem a necessidade de ter uma política de privacidade na loja virtual muito bem estruturada. Afinal, você terá em mãos dados importantes dos seus consumidores que precisam ser bem protegidos. É importante confirmar a não utilização ou vendas dos dados fornecidos para assegurar o consumidor.

A política de troca e devolução de produtos também deve ser obrigatoriamente oferecidas segundo o Código de Defesa do Consumidor e devem ser seguidas de forma rápida e eficiente.

 

7. Realize promoções

 

Finalizando nossa lista com dicas essenciais para e-commerce, relembramos o posicionamento e investimos em marketing para realizar campanhas e promoções que gerem engajamento e vendas.

Realize campanhas no Google, nas redes sociais, ofereça cupons de desconto em sua loja virtual e tenha a fidelidade dos clientes.

 

E já que estamos falando sobre isso, aproveita e vem ler nosso artigo com Seis ideias de promoções e ações criativas para atrair mais clientes! Até logo!

 

Deixe seu comentário